Vestimenta do Aikibudo - NINJUTSU ARTE MARCIAL NINJA - AIKIBUDO JUJUTSU - CURSOS DE DEFESA PESSOAL - AULAS EM GRUPO E PARTICULARES PARA HOMENS E MULHERES

Vestimenta Aikibudo

 

 

Nenriki Dojo Pergaminho Site 031Nenriki Dojo Pergaminho Site 032Nenriki Dojo Pergaminho Site 033

 

As artes marciais tradicionais do Jap√£o sempre adotaram em seus Dojo uma vestimenta especifica para o estudo e a pr√°tica marcial.

 

Tal vestimenta possui um significado profundo e importante para todos os praticantes da arte e é dever de todos os membros saber a respeito do Dogi (vestimenta), muitas vezes chamado erroneamente de Kimono (roupa) ou ainda de Keikogi (roupa de treino).

 

Quando nos referimos a Kimono, estamos falando a respeito da vestimenta tradicional japonesa usada no dia a dia , enquanto o Keikogi é uma roupa informal e não de uma vestimenta especifica para o estudo de uma arte marcial tradicional, assim sendo o termo correto para a vestimenta adequada para o Aikibudo Jujutsu é Dogi ou ainda Aikibudogi, porem o termo Gi de forma isolada não tem qualquer significado dentro do ensino tradicional do Aikibudo Jujutsu.

 

Dentro da nossa Escola adotamos a seguinte vestimenta:

 

Dogi: Vestimenta tradicional na cor preta simbolizando temor, bravura, mistério, sofisticação, luxo e também a dignidade do praticante dentro da arte.

 

Uwagi: Casaco especial preto, trançado, com costuras reforçadas e gola estofada para proteção durante a prática da arte.

 

Zubon: Calça reforçada na altura do joelho , apropriada para as técnicas realizadas de forma ajoelhadas - Suari Waza.

 

Obi: Faixa comprida , larga e colorida conforme a graduação do aluno, simbolizando o Kyu (aula) ou mesmo Dan (degrau) no qual o aluno se encontra dentro do estudo da arte.

 

Tabi: Meia em tecido preto especificamente confeccionado para a pr√°tica marcial.

 

Hachimaki: Faixa preta que deve ser amarrada acima dos olhos e na cabeça do praticante, tendo como funcionalidade reter o suor durante a prática e assim se evitar qualquer distração quando no recebimento de alguma técnica.

 

Hakama: Calça larga , com faixas compridas e pregas simbolizando o verdadeiro espirito do guerreiro.

 

A import√Ęncia e o significado do Hakama dentro do Aikibudo Jujutsu

 

O Hakama é uma peça extremamente tradicional dentro do Aikibudo Jujutsu , sendo utilizada em diversas outras artes marciais no Japão.

 

O uso do Hakama se deve a prote√ß√£o das pernas de escoria√ß√Ķes do Aikibudoka (estudante de Aikibudo Jujutsu), sendo confeccionado em tecido preto.

 

Assim que muitos Samurais deixaram de utilizar cavalos e se tornaram guerreiros que se locomoviam a pé, os mesmos mantiveram a utilização do Hakama fazendo com que os camponeses ainda assim os identificassem e os distinguissem dos demais de uma forma mais fácil.

 

Apesar dos diferentes estilo de Hakama, o utilizado no Aikibudo Jujutsu é um modelo chamado de Joba Hakama que embora moderno, por muitas vezes ainda lembra uma vestimenta de equitação, digna e a altura de um verdadeiro guerreiro.

 

As pregas do Hakama possuem o respectivo significado simb√≥lico:

  • Yuki = coragem, valor, bravura
  • Jin = humanidade, caridade, benevol√™ncia
  • Gi = justi√ßa, retid√£o, integridade
  • Rei = etiqueta, cortesia, civilidade
  • Makoto = sinceridade, honestidade, realidade
  • Chugi = lealdade, fidelidade, devo√ß√£o
  • Meyo = honra, reputa√ß√£o, dignidade, prest√≠gio.

Em muitas Escolas de Bugei (arte de guerra), a utiliza√ß√£o do Hakama somente √© permitida para faixas pretas de alto grau, porem dentro do Aikibudo Jujutsu a sua utiliza√ß√£o deve ser adotada  somente para os alunos graduados em faixa verde ou acima.

 

Vala lembrar que a não utilização do Hakama para a prática do Aikibudo Jujutsu é como se o estudante estivesse apenas com as vestes de baixo, insultando a sua Escola, o seu professor e os demais alunos que ali estão.

 

Assim sendo, tanto o Hakama quanto as demais vestes do aluno devem estar impecáveis para o treinamento, pois ele não esta se apresentando para uma pessoa qualquer e sim diante do seu Sensei (professor/aquele que veio antes) e através de sua vestimenta, também representa o espirito da Escola. Espirito este que nunca deve estar sujo ou impuro, bem como apresentável para servir ao seu Sensei e aos princípios marciais da sua Escola.